BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal lançará um pacote de crédito para as construtoras na segunda-feira, 25, quando as linhas de financiamento estarão em vigor. O banco pretende liberar, no mínimo, R$ 10 bilhões, informou o vice-presidente de Habitação do banco, Nelson Antônio de Souza.
Ele afirmou que os recursos virão de um mix de fontes, que inclui o retorno da carteira de habitação, captações da poupança, FGTS e Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Ao ampliar os financiamentos para as construtoras, a Caixa quer estimular o setor, cujo nível de atividade ainda se encontra muito abaixo do usual. A medida está em linha com o pedido do presidente em exercício, Michel Temer, de destravar o crédito como forma de impulsionar a economia. O principal problema do setor, porém, é a falta de demanda, pois com os estoques diminuíndo devido as grandes campanhas de descontos, os novos lançamentos devem demorar um pouco a sair.
Tal notícia aumenta ainda mais o movimento do mercado, que já havia crescido com o outro anúncio da Caixa, sobre o aumento do valor de financiamento no dia 18 último. Com isso, quem tem "aquele" dinheiro guardado, deve aproveitar agora para comprar o seu imóvel, caso contrário a conta vai sair mais cara já no final de 2016.