POR EDUARDO VANINI
RIO - Nem só de hambúrguer, cerveja artesanal, brigadeiro e churros vive o famoso “raio gourmetizador”. De uns tempos para cá, ele também atingiu em cheio as sacadas dos apartamentos, elevando esses ambientes a uma nova categoria: a de varanda gourmet. Equipados com churrasqueiras, geladeiras e até ar-condicionado (não é para ser chique?), esses ambientes viraram queridinhos dos moradores e ajudam na valorização dos imóveis. E se antes essa infraestrutura era uma exclusividade dos imóveis de alto padrão, agora até os empreendimentos mais simples estão aptos a receber os amigos com pompa e circunstância na hora do churrasco.
— Atualmente, cerca de 80% dos lançamentos têm esse recurso. E isso segue numa crescente, porque já virou aquele item de que o cliente sente falta — comenta o diretor geral da Sawala Imobiliária, Edson Pires.
Segundo ele, esses ambientes caíram no gosto das pessoas porque desafogam a estrutura de lazer dos condomínios e possibilitam às pequenas recepções com a segurança que os empreendimentos imobiliários oferecem.
O diretor da Even Rio, Bruno Ghiggino, conta que a construtora é uma das que têm investido bastante nestas varandas.
— Estes espaços se tornaram uma extensão da área social e tentamos incorporá-los em todos os segmentos. Diz ele.
SEPARADAS POR UMA CHURRASQUEIRA
Mas o que diferencia uma varanda gourmet das demais? Segundo Ghiggino, isso passa pela infraestrutura que o espaço recebe. Pode vir totalmente pronta ou ter as instalações necessárias para receber o que a categoria exige. A lista inclui saída de água e eletricidade, além de cuba da pia, bancada e, obviamente, espaço para um grill ou uma churrasqueira.
— Em muitos casos, a gente oferece a possibilidade de entregar tudo pronto. A vantagem é que o custo da montagem da varanda gourmet é diluído nas prestações do imóvel — afirma Ghiggino, com a observação de que 80% de seus clientes têm interesse por este tipo de varanda.
De acordo com o arquiteto e sócio-proprietário da MD.oito Arquitetura, Manuel Carvalho, a popularidade destes ambientes ganhou força com as novas diretrizes do mercado.
— Devido ao aumento do valor do metro quadrado, os imóveis de médio padrão passaram a ter espaços reduzidos. Esses empreendimentos começaram, então, a investir na criação da varanda gourmet e nas áreas de lazer — observa ele. — Com isso, a varanda passou a ser um valor agregado na compra do imóvel e virou o espaço principal da casa, funcionando como uma extensão da sala.
A construtora MDL também aposta nesse recurso. Segundo a arquiteta da companhia Fernanda Monteiro de Barros, a demanda veio para acompanhar a tendência do mercado.
Se o apartamento foi construído antes da onda gourmet, isso não significa que precisa ficar de fora. O projeto da arquiteta Bianca da Hora possibilitou uma estrutura de cobertura à sacada de um prédio em Ipanema.
— O proprietário faz churrasco toda semana. Ele morava numa cobertura e não queria abrir mão desse hábito — conta ela.
Bianca providenciou tudo para ele. Instalou bancada com armários e pia, geladeira e uma churrasqueira com uma grande coifa, onde está a intervenção mais complexa. Ela fez uma estrutura similar à de restaurantes, com direito a exaustor passando pelo forro e limpador de gases, conduzindo a fumaça para a lateral do prédio. Assim, não há risco de incomodar o vizinho. A varanda ainda ganhou vidros que podem ser fechados e ar-condicionado. O investimento para uma intervenção dessas, segundo ela, fica entre R$ 25 mil e R$ 30 mil.
— Mas, em geral, é uma obra simples. E hoje, com a grande oferta de equipamentos, as pessoas podem até mudar o espaço por conta própria, com uma churrasqueira elétrica e um frigobar ou uma daquelas geladeiras pequenas próprias para cerveja — indica ela.
ESPAÇO NOBRE
A valorização das varandas gourmet tem sido tão grande que muitos projetos investem numa autonomia total desses espaços em relação ao restante da casa. O projeto assinado pela arquiteta Claudia Pimenta e pela designer de interiores Patricia Franco em um apartamento na Barra da Tijuca ilustra bem essa situação.
Patricia conta que o proprietário pediu que o ambiente fosse equipado com tudo o que fosse necessário para um churrasco, sem que precisasse usar a cozinha principal. Então, além da churrasqueira e das bancadas, até mesmo as louças necessárias para servir os pratos estão no local.
— Essa é uma tendência muito forte. Em alguns casos, coloco até duas bocas de cooktop — comenta ela.
O desejo dele era levar ao apartamento o clima dos churrascos na casa do sogro. Por isso, Patricia investiu em recursos como tijolos aparentes que trazem aconchego e uma ilha com banquetas para uma interação entre os amigos e quem está no comando da churrasqueira.
O projeto também recebeu telas solares que filtram os raios de luz e garantem a privacidade, mas podem ser abertas, deixando o espaço em contato com o ar livre. Além disso, há a possibilidade de recolhimento de todas as portas que fazem a separação da sala, para uma integração total entre os dois ambientes. Outro ponto alto é a iluminação caprichada com luminária ajustável sobre a mesa e luzes embutidas no teto, já que o proprietário gosta de fazer eventos à noite.
Como define a arquiteta da MDL Fernanda Monteiro de Barros, esse tipo de espaço é a escolha certa para quem gosta de receber amigos e passar um tempo com a família. Mas, além disso, se transformaram numa ótima maneira de valorizar os imóveis.
— A varanda gourmet se torna uma extensão do apartamento, já que morador encontra neste espaço uma opção além da cozinha, criando muitas possibilidades. Mas esse tipo de ambiente pode ter um impacto de até 70% na valorização do imóvel, segundo especialistas do mercado imobiliário — destaca ela.