Quer uma sugestão fácil e barata para mudar a parede da sua sala? Que tal fazer uma parede de tijolinhos com isopor? É muito simples de fazer e dá um visual bem bonito. Veja esse passo a passo retirado do blog Homens da Casa e mãos à obra!
Você vai precisar de:
Pra começar, corte os tijolinhos no isopor. Eu usei a medida 20 x 8 cm. Risque tudo antes e depois corte com auxílio de uma régua e estilete.
Agora é que vem o truque. Pra deixar seus tijolinhos mais realistas, use um ferro de solda (você encontra fácil em lojas de ferramentas e elétrica). Se você nunca ouviu falar disso, o ferro de solda é tipo uma caneta de ferro que esquenta muito e você usa pra unir duas partes metálicas. A cola que une isso tudo é a solda, feita de estanho. É ela que você derrete usando o ferro de soldar.
Mas voltando ao assunto, você vai ligar esse ferro na tomada e esperar esquentar (tipo ebulidor). Quando tiver bem quente você vai fazer os relevos do tijolinho. Não precisa nem encostar o ferro, só de chegar perto ele já derrete o isopor.
Você deve arredondar os cantos e depois fazer uma fissuras simulando a textura do tijolinho original. Esse serviço é gostoso de fazer e rola super rápido depois que você pega prática.
Com os tijolinhos prontos, é hora de fixar tudo na parede. Pra você não ter que fazer 1000 medições, a dica é muito simples. Mantenha cada tijolinho a um dedo de altura e largura dos demais. Você pode começar tanto de baixo quanto de cima.
Pra colar, eu usei uma pequena gambiarra. Fiz algumas linhas duplas usando fita crepe comum. Ai passei cola pra isopor em cada tijolinho de isopor e prendi. Segure alguns segundo pra fixar bem e tá pronto. Quando tiver que mudar da casa, é só puxar a fita e tirar tudo.
Essa é uma solução pra quem mora de aluguel e vai precisar reverter a parede pro original. Se a sua casa é própria, pode simplificar tudo colando os tijolinhos direto na parede com fita dupla face ou cola de contato.
Pra dar o efeito dos tijolinhos desencontrados, comece uma linha com um tijolinho inteiro. Na de baixo, comece com meio tijolinho e continua com os demais inteiros. Pros cantos e rodapés, recorte o isopor de forma que encaixe no espaço.
Espere algumas horas até a cola secar totalmente e parta pra pintura.
Use um pincel ou rolinho e pinte todos os tijolinhos prestando atenção nos espaços entre eles. Eu usei a tinta Coral Rende Muito na cor branco gelo (a mesma da parede). São necessárias 3 demãos pra que a tinta cubra bem a textura do isopor e deixe sua parede ainda mais realista.
Preste atenção pra que não fique nenhum detalhe sem pintar. Aguarde secar de um dia pro outro e sua parede de tijolinho tá pronta