Através de anúncios de locação, com valores em geral abaixo do mercado, criminosos tentam convencer futuros inquilinos a depositarem quantias antes até de terem visitado o imóvel.
Em um dos casos abordados por um portal de notícias, o falso proprietário se dizia estrangeiro e oferecia o imóvel por um valor mais baixo para não deixá-lo vazio. Por estar em outro país, o locador solicitava, então, que o futuro locatário fechasse o negócio através de um depósito bancário para receber as chaves. Era a senha para que o negociador desaparecesse.
“Estamos bastante preocupados com a ocorrência desses casos, pois além de prejudicar a sociedade, dificultam o trabalho do corretor de imóveis, especialmente daquele profissional que aposta na internet para facilitar seu dia a dia”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.
O presidente também recomendou que os interessados em comprar, vender ou alugar um imóvel nunca confiem em anúncios “milagrosos”, com valores muito atrativos e sem nenhuma referência.
“Aconselho que a população procure sempre profissionais, cuja idoneidade seja ilibada e não efetuem negócios através da internet sem conhecer quem está por trás daquela negociação. A comodidade que a rede proporciona pode, muitas vezes, se transformar em um grande prejuízo futuro.”
Imóveis só com corretor de imóveis credenciado. Solicite o número do CRECI e verifique sua situação no site do Conselho Regional de seu estado.
Rio de Janeiro - CRECI-RJ - www.creci-rj.org.br
Demais regiões, procure - COFECI.CRECI - www.cofeci.gov.br