As cortinas sempre cumpriram o nobre papel de manter a privacidade dos cômodos onde são instaladas, essa utilidade por si só já é uma vantagem que faz valer a pena o investimento nesse item decorativo. Segundo decoradores, as cortinas transmitem aconchego e conferem ao ambiente um aspecto mais intimista, por conta disso, essa peça super antiga está conquistando cada vez mais espaço e se tornou peça chave nas decorações atuais.
Se antes as cortinas seguiam um padrão bastante tradicional, quase sem nenhum diferencial, hoje não faltam opções de tamanhos, estampas, estilos e materiais. De acordo com arquitetos, as cortinas se tornaram peças versáteis e se adaptam a praticamente todos os ambientes da casa. Com diferentes tamanhos, acabamentos e suportes, as cortinas cumprem o papel de controlar a entrada de luz e vento, embelezar o espaço e manter a privacidade do ambiente.
A persiana também é uma solução funcional, pois bloqueia os raios solares e também permitem a combinação com cortinas de tecido para dar o acabamento na decoração. Segundo decoradores, com o recurso das cortinas e persianas é possível transformar os ambientes em lugares aconchegantes, sofisticados ou até mesmo clean, dependendo apenas do gosto do morador. As cortinas e persianas podem virar o item de decoração principal do ambiente, desde que se pense primeiro na sua função. Ambos são produtos usados separadamente, mas em conjunto também é uma excelente opção de item decorativo e não precisam combinar com o resto da decoração, mas devem ser discretas. Para não errar, os decoradores incentivam o uso de tons neutros.
As persianas são encontradas em várias cores, tamanhos, texturas e materiais, que combinam com qualquer ambiente. São mais despojadas e simples, por isso, deixam qualquer cômodo moderno. Já as cortinas, são peças convencionais, feitas com diversos tipos de tecido, cor e tamanho que deixam o ambiente sofisticado e elegante. De acordo com arquitetos, é fato que as cortinas e persianas se tornam peça chave na decoração, indo além do uso para manter a privacidade.