Quer entender mais sobre e estilo e deixar a casa mais charmosa do que nunca? Olha só.
Você já ouviu falar que se guardar suas roupas por, pelo menos 20 anos, elas estarão de volta na moda? Com os móveis não acontece diferente! Embora eles não voltem com a meeesma intensidade e exatamente no estilo que anteriormente, a tendência pelos antigos é cada vez mais frequente. Com o passar dos anos, as releituras dos estilos tornam-se atuais e as lembranças dos modelos, cores, estampas e materiais originais que fizeram história, ressurgem. Com o estilo retrô não poderia ser diferente, né?
Mas.. Você sabe a diferença entre o termo “vintage” e “retrô”? Por terem origens ideológicas bem parecidas, muitas pessoas acabam confundindo ou até mesmo tratando do termo como um só. Como a gente aqui é expert em te ajudar, vamos te dar essa dica como colher de chá!
VINTAGE
Podemos dizer que é “vintage”, tudo aquilo que já foi de fato usado há pelo menos duas décadas e que ainda está em um bom estado, o suficiente para continuar sendo útil no dia-a-dia. Por exemplo, sabe aquela câmera fotográfica de 20 poses da década de 80? É vintage. Aquele casaquinho de lã da vó que está no guarda-roupas mas em perfeitinho estado pronto pro uso? Vintage! A penteadeira com espelho suuuper gracinha que sua mãe herdou da mãe, que herdou da mãe dela, que herdou da mãe dela? VINTAGE!
“Vintage é uma palavra relacionada aos vinhedos, a melhor tradução seria boa safra, algo como um lançamento que tem características especiais. Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos”
RETRÔ
O estilo retrô são coisas que são criadas nos dias de hoje, mas com inspiração em várias coisas dos anos 20, 30, 50, 60 até meados de 90. Por exemplo, quando a gente vê na arquitetura estilos que remetem às contruções antigas gregas, ou móveis que fazem releituras de Luís XV, as geladeiras e eletrodomésticos moderníssimos mas que contam com um design mais antigo.. Tudo isso é retrô. Apenas inspirado em coisas antigas, mas novinho em folha!
Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, resumindo, a moda retrô é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.
Pronto, agora que vocês já sabem bem a diferença entre os estilos, eu vou dar algumas dicas de ambientes que ficam uma graça com a decoração retrô! Quer ver só?
Na sala de estar
Os pés palito são as principais tendências dos móveis no estilo retrô! Além de darem charme e elegância para o móvel, ressaltam o que eles tem de mais bonito: o design!
Na sala de jantar
Reparem na tendência muito comum também de usar bancos com cadeiaras. A junção da madeira com o metal ajudou o ambiente a ficar mais moderno e descolado.
Na cozinha
Essa banqueta vermelha é um clássico! Além de L.I.N.D.A , com essa concha e base em arame maciço, e excelente acabamento, traz um toque de sofisticação e design ao ambiente. É o grande destaque, né?! Viu como é fácil deixar com poucos móveis e acessórios o seu ambiente bem mais estiloso?
No quarto
Já sabem, né?! A ideia de misturar muitas cores é a CARA do estilo retrô! Olha só esse quarto colorido não fica super estiloso com os móveis em várias tonalidades diferentes?!
No banheiro
Olha só a estante “porta coisas” desse banheiro. Além das divisórias em amadeirado ressaltando a cor branca do móvel, contam com pés palitos e toda a praticidade de não precisarem de portas.
Viu só como com a gente é fácil fácil deixar a casa com um ar retrôl?! O mais legal é que na LojasKD você encontra todos esses modelos aí de cima e muito mais! Você já deu uma conferidinha no site? Tem desconto que não acaba mais, vai por mim!
Dúvidas? Dicas? Sugestões? COMENTE AQUI! A gente adora ajudar vocês!