Por Renata Justo
Antes de começar é preciso escolher um local com pelo menos 5 horas de luminosidade. Não pode ser aquele sol de duas horas da tarde pois castiga muito as plantinhas. Agora procure um recipiente para servir de vaso, pode ser qualquer objeto que tenha um furo embaixo para escoar a água. Os vasos de barro deixam a planta com mais humidade e por isso são os mais recomendados. Cuidado ao colocar os vasinhos na sacada ou na janela para não caírem com o vento.
O próximo passo é comprar uma terra de boa qualidade e misturar com humus de minhoca. Escolha os temperos de sua preferência mas lembre-se de não misturar o hortelã com nenhuma outra planta, ele precisa ficar sozinho no vaso pois tem o costume de roubar os nutrientes das outras plantas. É interessante comprar também um bom adubo orgânico como farinha de ossos, ou usar o que tem em casa como as borras de café. É simples, depois de coar café, coloque as borras no entorno das plantas e mudas de sua horta. Além de afastar lesmas e caracóis, as borras de café são ricas em fósforo, potássio e nitrogênio. Outra opção, é diluir os restos dos grãos de café e criar um fertilizante líquido, que pode ser borrifado uma vez por dia na horta. Lembre-se que esse café não pode ter açúcar, ok!
Com tudo em mãos é hora de por a mão na massa. Ou melhor na terra! Pra começar vamos fazer a drenagem do vaso. Você pode comprar argila expandida ou pode usar o que tiver em casa como cacos de telhas, pedras, pedaços de tijolo, etc Coloque agora um pedaço de manta de bidin e cubra todo o vaso. Se você não tiver pode usar uma folha de jornal. Agora coloque a terra adubada e disponha as mudas no vaso e cubra com a terra. Proteja a terra do sol com serragem ou argila expandida. Regue e comece a desfrutar dos seus temperos em um molho ou salada.
Quer saber mais sobre horta em pequenos espaços? Conheça esse curso e aprenda mais: Curso Horta em pequenos espaços