Carnaval é sinônimo de folia e diversão e quem exagera na bebida alcoólica e nos aperitivos deve dicar atento às dicas da nutricionista Somaya Porto, do Senac Alagoas. Ela ensina dois sucos bem fáceis de fazer que serve para hidratar e também curar a ressaca. O terceiro é o detox, que pode ser tomado todos os dias, inclusive depois do exagero durante as festas.
O primeiro suco é o hidrante, feito com maracujá e couve. "São só dois ingredientes e o preparo é bem simples, já que no carnaval ninguém quer ficar perdendo tempo na cozinha", afirma a nutricionista.
Para o "suco hidrante" é preciso 1 folha de couve pequena, 1 maracujá e 200 ml de água. A nutricionista ressalta que o maracujá não deve ser batido no liquidificador com a peneira, mas coado. "Aquele farelinho da semente depois de batida pode fazer mal, então o ideal é peneirar o suco e só depois liquidificar com a couve", explica.
Somaya Porto dá a dica também de usar a polpa do maracujá congelada, encontrada com mais facilidade nos supermercados. Quem quiser pode adoçar o suco, preferencialmente com mel. "Como fica mais azedinho, por conta do maracujá, é bom usar o mel para adoçar porque se aproveita as propriedades dele também", afirma.
O segundo suco é o "cura ressaca", e também só leva dois ingredientes: 1 xícara de melancia e 1 ramo de hortelã. Nesse não vai água, porque a melancia já solta muito líquido. "Esse suco tem alto índice glicêmico e por isso é bom tomar após ingestão de álcool, porque assim eleva o açúcar no sangue", explica a nutricionista.
O hortelã é mais para dar um frescor ao suco. A especialista dá uma dica para congelar a melancia já cortada em cubinhos e sem caroço. "Desta forma o suco fica bem geladinho", afirma ressaltando que esse não deve ser adoçado, por causa do doce da fruta.
A nutricionista também ensina a fazer cubinhos de couve. Ela corta as folhas e distribui pela forma de gelo e depois completa com água, sem liquidificar. Na hora de fazer o suco é só colocar menos água e bater com a fruta escolhida.
Para o "suco detox" a receita é um pouco mais elaborada e leva mais ingredientes: 1/2 maçã, 2 laranjas (suco), 150 ml de água de coco, 1 folha de couve e 1 lasca de gengibre. A maçã pode ser substituída pelo abacaxi e, neste caso, a laranjas devem ser retiradas.
Samaya Porto explica ainda que os sucos devem ser feitos e ingeridos na sequência, para não perder os nutrientes. "Não dá para fazer o suco e deixar pronto na geladeira", orienta.